Acesso ao portal do aluno

Notícias

7 dicas para ter sucesso como gestor de RH

Publicado em 27/06/2017

Com o aumento da preocupação por parte das empresas com o clima organizacional e com os processos seletivos e burocráticos de admissão e demissão, cresce, também, o número de pessoas optando por seguir carreira como gestor de RH.

Vista a camisa do curso, da profissão e da empresa

É um pouco óbvio, mas amar a profissão contribui significativamente para o seu sucesso. Por isso, para se dar bem na área de Gestão em Recursos Humanos, você precisa amar o curso, e, claro, a empresa, onde colocará em prática seus aprendizados.

Para isso, conheça, respeite e admire os valores da universidade e da organização que você estuda e trabalha. Vista a camisa da profissão desde o primeiro dia de aula e esteja sempre buscando formas de aprimorar suas habilidades e competências.

Seja um líder exemplar

Lembre-se: um bom gestor de Recursos Humanos sabe, como ninguém, gerenciar pessoas. Para que essa tarefa seja muito bem-sucedida, você precisa conquistar a confiança dos seus colegas de trabalho e ter atitudes e hábitos exemplares perante as situações cotidianas.

Claro, isso não significa que você não poderá cometer erros. Pelo contrário, um líder exemplar sabe exatamente quando e como assumir suas responsabilidades e suas falhas, sendo sempre o mais coerente possível em suas falas e atitudes.

Aprenda a dar e receber feedbacks

Além de saber assumir seus erros, um bom gestor de RH precisa ter sensibilidade e senso crítico para apontar e corrigir os erros de seus colaboradores. E ainda, saber ouvir quando seus superiores tiverem alguma consideração sobre o trabalho que está desempenhando.

O feedback é uma prática muito comum nas empresas, organizações e, claro, nas faculdades. Porém, para que essa troca de informações seja proveitosa e resulte em crescimento profissional, ela precisa ser aplicada corretamente. Por isso, ao apontar algum erro ou acerto, faça sempre pensando em contribuir com a atuação profissional de seus colaboradores ou colegas de sala. Para mais eficiência, aponte o contexto, exemplifique o comportamento observado e explique o impacto que este comportamento teve na empresa.

Observe tudo a sua volta, depois inove, teste e experimente

No curso de Gestão em Recursos Humanos, você vai estudar as principais práticas organizacionais e vivenciar as melhores formas de realizar uma entrevista, uma seleção e até mesmo um processo demissional. Preste muita atenção em todos os detalhes dessas atividades práticas e teóricas. Dominando bem os ensinamentos da universidade, você conseguirá adaptar ou até mesmo desenvolver práticas mais eficazes futuramente.

No mercado, não tenha medo de ousar. Realize testes e experimente, sempre com responsabilidade, os melhores métodos para potencializar o capital humano nas empresas.  

Confie na sua intuição

Além dos conhecimentos academicos, o que torna um bom gestor de RH é a sua intuição. De acordo com o psiquiatra Carl Jung: “cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior”. Infelizmente, definir a intuição não é uma tarefa tão simples quanto gostaríamos, porém, mesmo sem definição, a intuição está sempre presente em nossas vidas, seja na hora de escolher um caminho, um produto ou, claro, uma pessoa.

“Alimentar e fortalecer nossa intuição e viver uma vida em que possamos fazer uso da sabedoria dela é uma maneira-chave de crescer no trabalho e na vida.”

Arianna Huffington, editora-chefe do HuffPost

Por isso, quando estiver realizando uma seleção ou uma entrevista, leve sempre em consideração a sua intuição. Procure dentro de si a resposta para as perguntas que você tem, e confie sempre nas suas escolhas.

Mas esteja sempre atento

Os profissionais de Recursos Humanos precisam ser, também, extremamente observadores. Estar atento a todos os detalhes das pessoas e dos ambientes em que está presente ajuda você a desenvolver a sua percepção e assim evitar que injustiças sejam feitas.

Trate todos com muito respeito, sempre!

Independente da profissão ou do cargo, todo ambiente corporativo precisa de respeito. Por isso, para ser um ótimo gestor de RH, respeite sempre os seus colegas de trabalho, seus colaboradores e, claro, os seus superiores.

Tratar as pessoas com respeito vai muito além de apenas aceitá-las como elas são. Você, como gestor, precisa reconhecer o valor intrínseco de cada pessoa como ser humano e sempre que estiver lidando com pessoas difíceis, usar todo o seu conhecimento e habilidades para entender a raiz do problema e conseguir contorná-lo.

Postado em: 27/06/2017
0 comentário(s)



Rodape Psicoped

Onde estamos

Rua Alceu Amoroso Lima, 668, Ed. América Towers, salas 803 / 811. Caminho das árvores, Salvador, Ba. (71) 3037-6344 / 6345 .

Acessos: 
Na rede:  Facebook |   Twitter|   LinkedIn|
© 2012 - Todos os direitos reservados - Psicpoed