Acesso ao portal do aluno

Notícias

O caso Madalyn Parker e a saúde mental dentro das empresas

Publicado em 28/07/2017

Empresa multinacional já oferece benefício aos seus colaboradores para que possam fazer consultas com psicólogos por vídeo

Neste mês de julho, o caso da programadora Madalyn Parker, ao enviar um e-mail para sua equipe dizendo que precisaria se ausentar por alguns dias para cuidar da sua saúde mental, viralizou na internet e chamou atenção para o tema. Além da saúde física, a mental também necessita de atenção e as empresas precisam estar alertas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), depressão é a principal causa de problemas de saúde e invalidez no mundo. O Brasil é o país com níveis mais elevados de estresse no mundo: 42% vs. 11% (média), segundo o International Stress Management Association. Segundo o ISMA-BR, o presenteísmo – a pessoa está presente, mas não produz – por doença mental custa R$ 130 bilhões para as empresas brasileiras.

No Brasil, de modo geral, as empresas brasileiras investem fortemente em programas de saúde para seus colaboradores, no entanto, tais ações abrangem apenas a saúde física. Com o objetivo de facilitar o acesso a profissionais de saúde mental e comportamental dentro das empresas, a startup brasileira Zenklub desenvolveu um benefício para que as organizações incentivem seus funcionários a cuidarem da sua saúde mental, o que aumenta a sua produtividade e satisfação no trabalho.

Ao adquirir o benefício, a empresa investe em uma porcentagem do valor das consultas e o colaborador, por sua vez, tem acesso a uma rede de mais de 100 especialistas onde além do benefício das vídeo-consultas tem privacidade, comodidade de fazer de sua própria casa e horários pós-laborais flexíveis.

A Sprinklr, multinacional norte-mericana de gestão de mídias sociais, há um ano proporciona este benefício para as suas equipes. Bruno Pereira, diretor de recursos humanos da Sprinklr, diz que os funcionários estranharam o benefício no início, porém isso tem mudado. “Hoje, é natural que os colaboradores reservem um momento do dia para se consultar online com um psicólogo.”, afirma Bruno.

 

Postado em: 28/07/2017
0 comentário(s)



Rodape Psicoped

Onde estamos

Rua Alceu Amoroso Lima, 668, Ed. América Towers, salas 803 / 811. Caminho das árvores, Salvador, Ba. (71) 3037-6344 / 6345 .

Acessos: 
Na rede:  Facebook |   Twitter|   LinkedIn|
© 2012 - Todos os direitos reservados - Psicpoed