Acesso ao portal do aluno

Notícias

Por que eu preciso de um coach?

Publicado em 22/08/2017

Para quem deseja se encontrar profissionalmente, a ajuda de um especialista em carreiras pode ser a solução

Por que eu preciso de um coach?

Ascender na carreira, encontrar um novo rumo profissional, aprender a melhorar o relacionamento interpessoal, liderar equipes ou mesmo definir o que deseja desempenhar em sua vida profissional. Todos já vivenciamos alguns desses cenários e, quando isso acontece, sempre nos questionamos se estamos no caminho certo, ou então, buscamos caminhos para atingirmos essas metas. É nesse momento que muitos profissionais recorrem ao coaching.

O processo de coaching tem como objetivo justamente explorar as competências do profissional para que ele alcance o resultado desejado e, acima de tudo, desenvolver capacidades para gerar soluções, independentemente do seu nível hierárquico dentro de uma companhia.

“Diferentemente do que se imagina, o coaching não se destina apenas aos profissionais de altos níveis corporativos. O que estamos vendo, atualmente, são adolescentes, jovens em formação, gestores e empreendedores buscando identificar ou potencializar suas habilidades”, explica Mauri Mendes, CEO do Instituto Somar Coaching & Treinamentos.

O processo de coaching é planejado em etapas e tem início, meio e fim. Ao iniciar a trajetória, o coach – profissional que coordenará o processo – identificará em conjunto com o coachee – pessoa que passa pelo processo – aonde ele quer chegar. “O personal coach ou coaching de vida ajuda pessoas a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Em parceria, o coach e o coachee estudam estratégias e estabelecem metas para que se obtenham resultados positivos e se alcance o objetivo desejado. ”

É comum também no meio do processo haver uma mudança de rumo, pois o processo de coaching identifica as reais habilidades do profissional e, pode acontecer, desse compreender que precisa partir para outra carreira. “Quando isso acontece dentro do processo é muito satisfatório, porque o profissional se sentirá preparado para esse desafio, porque o coach o capacitará a colocar em prática habilidades que ele julgava impossíveis, mostrando as possibilidades que esse profissional tem, mas não conseguia enxergar.”, conta.

SINAIS DO CANDIDADO AO COACHING

 Falta de uma visão clara

Não ter uma visão clara do que quer alcançar é um dos motivos chaves para entender a ansiedade, sentimento de frustração, baixa participação em relação ao seu potencial, entre outros.

Se sente preso ou travados

Muitas vezes, as pessoas até sabem que precisam mudar. Até estabelecem metas, mas não sabem como atingi-las e desistem no meio do caminho, gerando, assim, um sentimento de frustração.

Já tem o objetivo desafiador estabelecido

O objetivo já está claro. Pode ser melhorar devido a uma promoção, a um novo projeto ou um novo emprego. O desejo então é se desenvolver, querer acelerar a carreira, produzir mais, liderar com assertividade e assim por diante.

FOTO: PIXABAY

Postado em: 22/08/2017
0 comentário(s)



Rodape Psicoped

Onde estamos

Rua Alceu Amoroso Lima, 668, Ed. América Towers, salas 803 / 811. Caminho das árvores, Salvador, Ba. (71) 3037-6344 / 6345 .

Acessos: 
Na rede:  Facebook |   Twitter|   LinkedIn|
© 2012 - Todos os direitos reservados - Psicpoed